loader image

Teresa Alecrim
— desde 1981 —

Numa casa lisboeta, a um Domingo, a campainha toca e anuncia a chegada do filho mais velho, que vem de longe. A correria do dia-a-dia nem sempre permite encontros familiares, mas ninguém falta aos almoços de Domingo. Na mesa, os talheres polidos estão dispostos numa imaculada toalha antiga que sempre marcou presença nestas ocasiões. Os padrões do tecido chamam a atenção do mais recente membro da família que, com o pequeno dedinho, tenta seguir as linhas da peça. A mãe pergunta: 'é bonita não é? A avó comprou-a na Teresa Alecrim quando ainda estavas aqui' e aponta para a barriga.

A marca Teresa Alecrim, com a sua alma bem portuguesa e criações únicas, tende a proporcionar momentos destes, até porque um lar não se resume a quatro paredes, mas sim a um repositório de memórias que gostamos de acarinhar. Foi fundada em 1986 e tem por base a empresa Teresa e Graça Lda., a primeira empresa que Teresa Carrusca integrou e que se dedicava à comercialização de roupa de mesa, roupa de banho, roupa de cama, roupa de cozinha e alguns acessórios. A criação de peças originais, que reavivavam o design e bordados portugueses e primavam pela qualidade, foi de imediato um conceito de sucesso.

Após a criação da primeira loja em Alvalade em 1981, foram criadas mais duas, uma no Chiado em 1984, na rua Nova do Almada e outra no Centro Comercial das Amoreiras, em 1985. A loja do Chiado, que ocupou o espaço da antiga camisaria Tufão, é provavelmente uma das mais emblemáticas lojas da capital, com o seu pavimento bem conservado e mobiliário antigo a criar uma atmosfera irresistível à visita. A apresentação cuidada dos produtos e simpatia de atendimento - algo que se pode constatar em qualquer uma das três lojas - representa também um atrativo que sempre integrou a filosofia da marca. É, no fundo, um cartão de visita à cidade. A loja do centro comercial Amoreiras, por seu lado, constitui uma excelente opção para quem não disponha de muito tempo, graças a um horário de funcionamento alargado. Por fim, a quarta loja foi inaugurada na Avenida de Roma, e assumiu uma vertente mais contemporânea graças à arquitetura de um dos mais prestigiados arquitetos nacionais, Miguel Arruda.

O significativo aumento das vendas deu azo à criação da empresa Teresa Alecrim, com uma estrutura societária familiar. Ao longo dos anos, Teresa recebeu inúmeras propostas de franchising e expansão da marca, contudo, preferiu continuar a orientar pessoalmente a rede de lojas lisboetas, por forma a não desvirtuar o seu negócio. Este crivo pessoal é também constatável na própria oferta da marca: os produtos e coleções Teresa Alecrim são apenas comercializados nas respetivas lojas. Uma unicidade que é apenas rivalizada pela facilidade com que as peças mesclam as influências da tradição com as sensibilidades modernas.

Lojas como esta espelham a genuidade portuguesa e invocam as nossas raízes e valores. Porém, meras palavras não fazem jus à qualidade e brio da marca. Terá mesmo de fazer uma visita para experimentar, em primeira mão, esta jóia lisboeta.  
Teresa Alecrim

 

2019-03-19T11:32:26+00:00