Monte Cristo
— desde 2018 —

O Conde de Monte Cristo é uma obra literária de Alexandre Dumas no qual um marinheiro, Edmond Dantès, planeia a sua vingança contra quem orquestrou o seu aprisionamento injusto. O bar lounge Monte Cristo, localizado no nº74 da Avenida da República, em Lisboa, foi buscar inspiração à adaptação cinematográfica e ao próprio nome da obra, mas não se trata de uma história de vingança. Trata-se sim, de um plano maturado durante dois anos por Marco António e Kelly Medeiros, que resultou num espaço único na capital. Marco António viveu na Suíça uma boa parte da sua idade adulta e adquiriu uma vasta experiência em gestão de restauração. O Santa Cruz Bar foi o seu primeiro projeto e mais tarde criou uma discoteca, também ela chamada Monte Cristo, seguida do Havanna Caffé e do Cohiba Café. Queria, contudo, marcar a sua presença em Portugal - uma vez que todos os anteriores estabelecimentos estavam em Genebra - e esse sonho foi facilitado assim que conheceu Kelly Medeiros. Oriunda do Brasil, veio para Portugal em 2015. Em 2017 Kelly e Marco António casaram-se e decidiram materializar o Monte Cristo em terras lusas. Kelly, ligada ao mundo televisivo e à música, não tinha experiência em restauração mas rapidamente "arregaçou as mangas".

O resultado foi um local aconchegante e tranquilo, ideal para se tomar um cocktail, envolto em relaxantes melodias latinas e com um toque de arte barroca que encanta Marco Antonio e Kelly, apreciadores deste movimento artístico. A garrafeira é considerada uma das melhores de Lisboa, com uma excelente seleção de bebidas brancas champanhes, vinhos e cocktails, alguns deles da autoria de Vítor, um dos Barmen da casa. Em termos de pratos, o estabelecimento apresenta asian luxury food à la carte, nomeadamente sushi, confecionado com alto rigor e cuidado na apresentação.

O estabelecimento é recente, tendo aberto portas a 27 de Setembro de 2018, mas conta já com uma clientela fiel, fruto da dedicação do casal e da equipa escolhida a dedo por Marco António. A máxima de ‘atender os clientes da melhor maneira possível’ é constatável nos muitos elogios tecidos à casa e à equipa. Kelly menciona que até as eventuais críticas são uma maneira de melhorarem o atendimento e a oferta. Não obstante a diligência de divulgação da marca nas redes sociais, muitos dos novos clientes que visitam o Monte Cristo vêm através da sugestão de clientes habituais. Kelly refere que a melhor maneira de conhecer o Monte Cristo é mesmo ao ‘vivo e a cores’, uma vez que as pessoas simplesmente não conseguem imaginar o que este estabelecimento representa ou inspira. O intenso, quase alquímico jogo de cores, que se reflete na pormenorizada decoração, a sensibilidade e profissionalismo de atendimento, no fundo, a atmosfera que aqui se respira, é algo charmoso e único em Lisboa.

O Monte Cristo veio ocupar o local de uma antiga farmácia. Estabeleceu-se sabiamente entre duas das mais proeminentes ruas da cidade e até se pode dizer que, com todo o seu aprumo e charme, faz bem à alma. O futuro parece reservar sonho de sobra a Marco António e Kelly para uma expansão, quiçá algo no formato de restaurante que explore outras gastronomias. O Monte Cristo, por sua vez, continua de portas abertas, sempre pronto a proporcionar um serão agradável. É, sem dúvida, um local a não perder, em Lisboa.  
Monte Cristo

 

2019-06-03T16:04:38+00:00