loader image

1300 Taberna
— desde 2011 —

Nos dias que correm, 'conceito' é uma palavra bastante usada por negócios para estabelecer uma identidade com que a sua clientela se identifique. Por outro lado, temos estabelecimentos como a 1300 Taberna, situada na rua Rodrigues de Faria, 103, em que a originalidade é servida elegantemente em misteriosas mesclas de ingredientes e os únicos padrões observáveis encontram-se na decoração vintage enquadrada num espaço industrial. Se existe, de facto, um conceito será simplesmente a criação de um restaurante de área ampla, onde se possa degustar bons pratos.

Este eclético espaço, fruto da imaginação de Nuno Barros e Helena Pereira, é parte integrante da LX Factory, um local único em Lisboa, repleto de oferta variada de bens e serviços, sempre com um tom de novidade.
Nuno é engenheiro, mas trocou habilmente plantas em papel e resistência de materiais por temperos e plantas mais verdinhas. Helena aproveitou a experiência da sua carreira em várias áreas para se dedicar à gestão da casa, contabilidade e organização de eventos. Inicialmente, não fazia da 1300 Taberna uma ocupação a tempo inteiro, contudo, o rápido crescimento do negócio exigiu a sua presença de forma constante.
O casal gosta de assumir o seu negócio como familiar, não apenas pelo seu matrimónio, mas também pelo ambiente que se respira na Taberna, essencialmente um ambiente de descontração e à-vontade. A exímia decoração, efetuada a cargo de Rosarinho Gabriel funde habilmente aspetos de modernidade e mecanização com apontamentos vintage no mobiliário, quiçá um reflexo da dualidade do homem, na constante luta entre a simplicidade das coisas e a atrativa efervescência da modernidade tecnológica.

A 1300 Taberna deve o seu nome ao código postal, e já que falamos nele, mencionamos também que a Taberna já teve um irmão mais velho, a 2780 Taberna em Oeiras, onde Nuno prospetou, eficientemente, as possibilidades do negócio que criou e que começava a entender cada vez melhor. Resolveu, mais tarde, dedicar-se integralmente à 1300, uma vez que o apelo do crescimento de Lisboa era incontestável. E os lisboetas agradecem a possibilidade de provar o talento gastronómico de Nuno e testemunhar o espírito empreendedor de Helena.

Qualquer refeição se afigura agradável neste estabelecimento. Como mencionou um dos clientes, mesmo com casa cheia o espaço parece sempre convidativo e amplo, perfeito para uma refeição tranquila. Venha experimentar o excelente bacalhau à braz, caldo verde, bochecha de porco, ou venha simplesmente descobrir esta lufada de ar fresco lisboeta.  
1300 Taberna

 

2018-08-31T15:37:48+00:00