Arts & Crafts
— desde 2014 —

Quem conhece bem o castelo de São Jorge, provavelmente lembrar-se-á das coloridas bancas que pontilhavam o seu vasto interior, alegrando o espaço com artesanato, pinturas, esculturas e artefactos variados. Presentemente as bancas já não se encontram lá, porém, o curso de empreendedorismo encetado pela organização do castelo permitiu que os vários artistas procurassem os seus próprios espaços e concretizassem os seus sonhos. É desta iniciativa que nasceu a Arts & Crafts lx, situada na rua da Voz do Operário, Nº5B e trazida até nós pelas férteis mãos de Rosa Nunes. Falemos um pouco desta eclética criadora. O seu rico percurso começou pelo estudo de artes, mais especificamente pintura e desenho e estendeu-se, já fora do âmbito estudantil, até às artes cénicas onde atuou, encenou, ensinou...

Em 2006, as suas irrequietas mãos voltaram a trazer vida a inúmeros objetos, já no Castelo de São Jorge. Iniciou-se a o trabalhar de aço inoxidável e alpaca e mais tarde começou a usar fio de prata e cristais swarosvki para moldar e esculpir mandalas cada vez mais minuciosas. As peças foram tão bem recebidas que os pedidos de brincos e pulseiras para conjugar com as mandalas não tardaram. Estes pedidos, juntamente com o curso de empreendedorismo inspiraram Rosa a montar a loja. Mas, não queria que a loja fosse apenas um mostruário do seu talento, quis sim, trazer toda a convivência, alegria e criatividade espalhada pelos seus colegas que também tinham bancas no castelo. E é assim que, presentemente, temos talentos vários na Arts & Crafts lx, talentos como o colagista Hugo Barros, considerado um dos melhores na sua arte, dois ilustradores que trabalham em colaboração, Gui e Hauke, Saul Wallin e as suas fantásticas reproduções de peças…
Rosa concentra estas estas forças criadoras e desta forma a Arts & Crafts lx tem sempre algo para alguém.

Enfim, esta é uma casa onde reinam as sinergias e a originalidade. Cada peça é única, criada com o elemento que une todos estes artistas de várias nacionalidades: a paixão por Lisboa, pelas suas ruas, pelas suas gentes e sobretudo pela sua alma.
Alguns clientes espantam-se um pouco neste bonito espaço, pois não têm a sensação de estar numa loja, mas sim numa sala de estar. E isso é bom, pois permite-lhes visualizar as peças em exposição como se estivessem em casa.
A loja abre as suas portas a todos aqueles que gostem de experienciar a magia da criação num ambiente de amizade e proximidade. A sua montra sedutora agarra imediatamente olhares, isso é certo. Que o diga quem viaja no eléctrico 28 e, mediante um simples vislumbre, não resiste a voltar atrás, ainda que a pé, apenas para a visitar.  
Arts & Crafts LX

 

2018-05-28T14:58:23+00:00