MEXICANA
— desde 1946 —

Por vezes, as maiores vitórias vêm depois de grandes dificuldades. A Mexicana, uma pastelaria situada na Avenida Guerra Junqueiro, nº30c em Lisboa, foi um espaço que se soube reinventar para superar os desafios com que se deparou. Fundada em 1946, por quatro sócios, (José Vicente, Adelino Antunes, Augusto Godinho e Manuel Nunes Penteado) foi remodelada em 1962, pelo arquiteto Jorge Ferreira Chaves, altura em que também recebeu o famoso painel cerâmico na sua sala de refeições e que lhe valeu uma classificação como Monumento de Interesse Público, em Abril de 2014. A remodelação contemplou ainda a construção do "passarinhário", essencialmente um recinto envidraçado onde estava uma árvore com várias gaiolas e pássaros, supostamente para entreter a pequenada.

Em 2015, sofreu a sua última transformação, e abriu como restaurante e taberna (instalada na cave do edifício), após ser comprada por Rogério Pereira, que veio revitalizar o espaço. A casa ganhou uma nova cara, apesar de se ter mantido a bela arquitetura original do edifício e soube focar-se em algumas receitas mais procuradas, voltando consequentemente a atrair uma clientela esquecida.
Mais recentemente, o negócio foi adquirido pelo grupo Chimarrão e acabou por fundir o conceito de Rodízio deste último, com a excelente padaria e pastelaria que sempre foi a imagem de marca da Mexicana.

Apesar de todas as alterações que o negócio foi sofrendo, a casa conta com um staff de excelência, alguns deles funcionários com 30 anos de dedicação. Muitos clientes rivalizam com esta longevidade, trazendo já netos e filhos a um local que os viu crescer. Segundo Rogério, é aos Domingos que se pode vislumbrar a Mexicana que ele melhor conhece: uma casa cheia de famílias e amigos que fazem do espaço um ponto de encontro habitual.

A pastelaria continua a ser um forte da casa: bolas de Berlim, esquimós e os deliciosos pastéis de nata juntam-se aos garibaldis e boleros na lista dos mais procurados, todos eles de produção própria. O vasto espaço alberga uma lotação considerável e graças aos novos conceitos é possível ver o estabelecimento cheio durante pequenos almoços, almoços e jantares. Sem dúvida que é uma nova etapa para esta pastelaria, uma das mais famosas de Lisboa.  
Mexicana

 

2018-04-16T08:47:14+00:00